segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Semana das Experiências
Na semana de 21 a 25 de fevereiro realizamos várias experiências:
flutuação dos objetos
solubilidade dos materiais
o cheiro e o sabor da água
materiais condutores e não condutores de eletricidade
...
Para esta atividade contamos com o apoio da Patrícia da Porto Editora e da Prof. Mª José de Tentúgal que nos emprestou o caixote com os materiais das Ciências Experimentais! Muito obrigada!
Foi uma semana com muita ciência divertida!
Carolina
A poda das árvores
No dia 27 de Janeiro de 2011 ( não liguem à data da foto, porque a nossa máquina anda um pouco avariada...) tivemos a visita do Sr. Adérito, da Junta de Freguesia, para podar as árvores que estão no nosso recreio.
Ele utilizou uma tesoura com uns braços extensíveis e uma tesoura mais pequena ( secretória ).
Mais uma vez pudemos observar uma atividade (já estou a escrever com o Acordo Ortográfico ) ao ar livre!
Soraia
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
As tampinhas... e a Reciclagem
Também o apoio às pessoas portadoras de alguma deficiência nos merecem todo o apoio, daí que o nosso objectivo seja alcançar o maior número possível de garrafões com tampinhas para, quem sabe, poder vir a oferecer ou contribuir para a oferta de uma cadeira de rodas.
O pastel e a queijada de Tentúgal
Na semana do Dia da Alimentação, tivemos a visita de duas mães, pasteleiras, que com a ajuda de um forno emprestado nos ensinaram a fazer os doces tradicionais da nossa freguesia: o pastel e a queijada de Tentúgal.
Hum... estavam deliciosos!
Obrigada
O Correio dos Afectos
As comemorações de 14 de Fevereiro, dia de S. Valentim, como dia dos namorados, têm várias explicações possíveis, umas de tradição cristã, outras de tradição romana, pagã.
A Igreja Católica reconhece três santos com o nome Valentim, mas o santo dos namorados parece ter vivido no século III da nossa era, em Roma, tendo morrido como mártir em 270. Em 496, o papa Gelásio reservou o dia 14 de Fevereiro ao culto de S. Valentim.
Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador Cláudio II. Cláudio queria constituir um exército romano grande e forte; não conseguindo levar muitos romanos a alistarem-se, acreditou que tal sucedia porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias para partirem para a guerra. E a solução que encontrou, foi proibir os casamentos dos jovens! Valentim ter-se-á revoltado contra a ordem imperial e, ajudado por S. Mário, terá casado muitos pares em segredo. Quando foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado a 14 de Fevereiro.
A lenda tem ainda algumas variantes que acrescentam pormenores a esta história. Segundo uma delas, enquanto estava na prisão Valentim era visitado pela filha do seu guarda, Júlia, com quem mantinha longas conversas e de quem se tornou amigo. No dia da sua morte, ter-lhe-á deixado um bilhete dizendo «Do teu Valentim».
Cartaz construído em articulação com os professores das AEC
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Saudades das Educadoras...
Olá!
Eu sou o Carlos.
Eu sou a Diana.
Eu sou a Luzia.
Eu sou a Salomé.
(O Duarte está doente)
Eu sou o Diogo.
Somos o grupo do 1º ano e gostámos muito de ler os vossos comentários!
Hoje já trabalhámos muito.
Beijinhos
Eu sou o Carlos.
Eu sou a Diana.
Eu sou a Luzia.
Eu sou a Salomé.
(O Duarte está doente)
Eu sou o Diogo.
Somos o grupo do 1º ano e gostámos muito de ler os vossos comentários!
Hoje já trabalhámos muito.
Beijinhos
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
Subscrever:
Mensagens (Atom)